Para entender um pouco mais sobre o porquê da
sua empresa ter um site, vamos partir da seguinte reflexão: Você conhece alguma marca de sucesso que
não tenha um site próprio? Não importa qual seja o ramo que sua empresa
atue, se for apenas serviços, ou apenas produtos, ou ambos, local ou tamanho da
sua empresa, possuir um site é um denominador comum entre todos os negócios de
sucesso.
Contudo, sabemos que antes de tomar essa
decisão de ter um site próprio é comum surgirem algumas objeções, dentre as
quais citamos algumas abaixo:
1- Meu negócio é local, então por que ter um site se não
vendo pela internet
Vendas é uma das
possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site, porém o site não possui
apenas essa finalidade. Caso o seu negócio for local, você pode usar o seu site
para atrair novos clientes e se relacionar melhor com eles.
A pesquisa do Google
é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus
problemas, sendo assim um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de
busca.
Você pode até nunca
ter pensado nisso, mas o fato de você possuir um site próprio transmite uma
imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um
endereço e um telefone. Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro
canal de contato entre seu negócio e seu público e essa boa primeira impressão
é fundamental para que esse visitante possa se transformar em um possível
cliente no futuro.
2- Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?
Esse seria exatamente o motivo. Ter um site é
um passo essencial e funciona perfeitamente para dar tração inicial a
microempresas. O melhor de tudo é que o marketing digital permite um
investimento mais baixo e com melhor retorno sobre esse investimento, se for
comparado ao marketing tradicional, que necessita de um investimento elevado no
início.
3-Eu já tenho uma
página no Facebook, para que ter um site?
Uma página no facebook é outro item essencial,
assim como o site, porém um canal não substitui o outro. Sem um site com um
domínio próprio fica totalmente ineficaz realizar campanhas de e-mail
marketing, que são consideradas como a forma mais eficiente de conexão com os
clientes e de geração de leads.
Para onde você irá levar seus leads, para seu
site ou para uma página de facebook? Onde você gostaria de se encontrar com
seus clientes para fechar vendas importantes? Em sua própria loja ou em um
enorme mercado de rua, na qual diversos concorrentes ficam chamando a atenção?
Caro leitor, essas são apenas algumas reflexões
que você como dono de uma empresa precisa levar em conta se vale a pena pagar o
preço de não se ter um site próprio, eu diria que não vale.
Agora que já citei algumas das principais
objeções ao criar um site próprio, vamos às vantagens do porquê uma empresa
precisa ter um site:
1- Para ser encontrada no Google
Sua empresa pode ser fantástica,
possuir o melhor atendimento do mercado e possuir um produto de altíssima
qualidade, mas de nada adianta tudo isso se as pessoas não encontrarem o que você
faz? Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet, o
principal canal de busca é o Google e para a sua empresa também não será
diferente.
É importante que você
tenha um site bem otimizado, a fim de que o primeiro resultado da pesquisa seja
com o link para o seu site. Caso a pesquisa for sobre um problema que seu
cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para
que sua empresa esteja à frente dos seus concorrentes, além de conhecer boas
estratégias de SEO.
2- Para ganhar autoridade no mercado
Se você conhecer duas empresas que possam
resolver o seu problema e só uma possui site próprio, em qual delas você confiaria
mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no facebook?
Isso não significa que as redes sociais não
merecem atenção, elas exercem papel essencial no marketing digital, o fato é
que um site além de ser mais profissional, passa uma maior credibilidade se
comparado a um perfil social. É através de um site que você pode promover seus
produtos ou serviços.
3- Para expandir o negócio
Através de um site com
domínio próprio que você pode tornar o seu negócio escalável. Para atrair mais
clientes, você precisa de mais leads e para gerar mais leads, você precisa de
mais visitantes e para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para
recebê-los. Na maioria das vezes, o site é o primeiro canal de contato entre
sua empresa e o futuro cliente.
4- Para se relacionar com sua audiência
É absolutamente normal, hoje em dia, que o
cliente pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a
decisão da compra e é nessa hora que entra o site da sua empresa. Algumas maneiras
do seu público se relacionar com seu site estarão descritas abaixo:
- Publicar posts ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
- Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
- Criar uma centrar de relacionamento com respostas para as dúvidas mais frequentes;
- Disponibilizar treinamentos online para clientes;
- Ter um chat em tempo real para atender os clientes.
Existem várias outras possibilidades, porém o mais importante é que cada visitante deve ser tratado como se estivesse visitando sua empresa, usando o site como seu escritório virtual.
5- Para fazer mais vendas
Dependendo do tipo de vendas que sua empresa
oferece, o site poderá desempenhar um papel distinto. Para uma venda consultiva,
o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente.
Caso sua venda for self-service, um site
ajudará a dar escalabilidade ao seu negócio ao permitir que os clientes efetuem
a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado ou
são 4 horas da madrugada, afinal a internet nunca fecha, nesse caso ter um site
com domínio próprio poderá ser usado como uma loja online.
Escrito por Vanise Lenz
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